Conheça os tipos de conteúdos imersivos e suas utilizações:

Realidade Virtual.

O que é: Um ambiente virtual onde o usuário pode navegar e se envolver como se estivesse vivendo uma experiência real..
Dispositivos: óculos de realidade virtual
Como usar: Usando o movimento da cabeça e mãos e corpo
Tipo de conteúdo: Vídeos 360 graus , Fotos 360 graus , ambientes 3D 360 graus, Objetos 3D, sons;
Interatividade: Liberdade total de movimentos igual a realidade. Olhar em todas as direções, manipular objetos.
Utilizações no mercado corporativo: Treinamentos, Demonstração de Produtos e serviços, Jogos para feiras e eventos, Apresentação de locais turísticos, como hotéis e resorts.
Exemplos: Beat Saber, Skyrim VR 
Principais Dispositivos: Quest 2, Meta Quest, Quest Pro, Play Station VR.

Veja mais em: Realidade Virtual

 

 

Metaverso

Realidade Aumentada.

O que é: Objetos virtuais são sobrepostos ao ambiente real.
Dispositivos: Utilização de Smartphone
Como usar: Apontando o smartphone para objetos reais
Tipo de conteúdo: Objetos em 3d, imagens, vídeos, sons
Interatividade: Ao apontar o dispositivo para algum objeto real o conteúdo aparece.
Utilizações no mercado corporativo: Rótulos ou embalagens interativas, treinamento, Material gráfico como revista e folders interativos;
Exemplos: Pokemon Go
Principais Dispositivos: Smartphones

Veja mais em: Realidade Aumentada

realidade aumentada

Realidade Mista.

O que é: Mescla a realidade virtual com o ambiente real.
Dispositivos: Utilização de óculos de Realidade Mista
Como usar: Usando o movimento da cabeça e mãos e corpo
Tipo de conteúdo: Objetos em 3d, imagens, vídeos, sons
Interatividade: Liberdade total de movimentos igual a realidade. Olhar em todas as direções, manipular objetos.
Utilizações no mercado corporativo: Treinamento, eventos, demonstração de produtos, jogos;
Exemplos: Conteúdos para o óculos Hololens
Principais Dispositivos: Hololens, Quest Pro

Realidade Mista

Conteúdos em 360 Graus.

O que é: Imagens panorâmicas em 360 graus, que podem ser fotos, vídeos ou imagens geradas por computador.
Dispositivos: Smartphone, Computadores, óculos de realidade virtual
Como usar: Em smartphone utilizando toque na tela para girar o ambiente. Ou em celulares com giroscópio apontando o celular para diversas posições. Em Computadores utilizando o mouse para girar o ambiente. Em Óculos de realidade virtual olhando nas diversas posições.
Tipo de conteúdo: Vídeos, Fotos, 3D, sons
Interatividade: Ver em todas as direções.
Utilizações no mercado corporativo: Tour virtual, vídeos institucionais, videos promocionais
Exemplos: Google Street View, Google Business View, Videos 360 graus no Youtube

Principais Dispositivos: Computadores, Smartphones e óculos de realidade virtual

Veja mais em: Vídeos 360 Graus

 

Minimundo 360

Conteúdos em 3D.

O que é: Imagens geradas por computador
Dispositivos: Smartphone, Computadores, óculos de realidade virtual, televisão
Como ver: Assistir Animações em 3D
Interatividade: Assistir vídeos ou ver imagens
Utilizações no mercado corporativo: Animações
Exemplos: Animações da Disney e Pixar

Veja mais em: Conteúdos 3D

 

Personagem 3d

Tour Virtual.

O que é: Fotos Panorâmicas de locais ou empresas, pode ser incluído informações em texto, e imagens;
Dispositivos: Smartphone, Computadores, óculos de realidade virtual,
Como usar: O usuário pode escolher o caminho para ver o local.
Interatividade: Usuário através de cliques de mouse ou toques na tela do smartphone escolhe a foto que quer visualizar;
Utilizações no mercado corporativo: Mostrar a estrutura de empresas ou empreendimentos
Exemplos: Google Street View, Google Business View

Veja mais em: Tour Virtual

tour-virtual

Metaverso

O que é: Espaço virtual no qual as pessoas podem interagir umas com as outras como avatares, usando tecnologias de realidade virtual.
Dispositivos: Smartphone, Computadores, óculos de realidade virtual, consoles de video games.
Como usar: Computadores, smartphones, e videogames. Movimentação a partir do teclado, mouse, joystick ou toques na tela. com dispositivos de realidade virtual: Usando o movimento da cabeça e mãos e corpo

Interatividade: Interação através de voz ou texto com outros usuários. Movimentação livre.
Utilizações no mercado corporativo: Ações de marketing em metaversos já existentes. Ou criação de metaverso próprio para eventos ou treinamentos;
Exemplos: Fortnite, Roblox, Sandbox, Decentraland, Horizon Worlds
Veja mais em: Metaverso

Metaverso

Realidade Virtual: 

Pode conter:

  • Conteúdo em 360 graus ;
  • Vídeo 360 Graus;
  • Conteúdo 3D;
  • Sons;
  • Vídeos e imagens normais;
  • Textos;
  • Animações 2D e 3D;

 

Realidade Aumentada:

Pode Conter:

  • Conteúdo 3D;
  • Sons;
  • Vídeos e imagens normais;
  • Textos;
  • Animações 2D e 3D;

 

Realidade Mista:

Pode Conter:

  • Conteúdo 3D;
  • Sons;
  • Vídeos e imagens normais;
  • Textos;
  • Animações 2D e 3D;